Aquidauana é finalista no X Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor com a Feira da Estação

22/03/2019 13:42

A Prefeitura de Aquidauana já é finalista e está concorrendo este ano ao X Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”. O prefeito Odilon Ribeiro é o representante oficial do município no prêmio e com ele participam a equipe da Fundação de Cultura e Turismo (Fundact) e os 33 feirantes, pois o projeto de Aquidauana inscrito no prêmio é a Feira da Estação.
Com o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, o Sebrae pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
Hoje, 22, o prefeito Odilon Ribeiro e a equipe da Fundact receberam a visita técnica dos consultores do SEBRAE e debateram sobre o projeto de Aquidauana concorrendo ao prêmio e as perspectivas para valorizar ainda mais a Feira da Estação como evento que promove cultura, arte, turismo, economia solidária e geração de emprego e renda.
Participaram dessa agenda junto com o prefeito, o diretor-presidente da Fundact – Humberto Torres, a vereadora Lenilda Damasceno, o técnico da Sala do Empreendedor na Fundact, Mauro Restel, a turismóloga da Fundact, Adriana Carla de Araújo e os consultores Carlos Henrique da Silva - consultor de projetos do Sebrae; Fernanda Lopes, analista do Sebrae e Edna Scremim Dias, diretora Científica FUNDECT MS.
A Feira da Estação de Aquidauana tem fortes pontos positivos para conquistar o prêmio Prefeito Empreendedor, pois é um projeto que beneficia a agricultura familiar e produtor rural pessoa física, cidadãos que trabalham com artesanato, manifestações culturais, atividades recreativas, cooperativas e associações e turismo rural.
Conforme explicou a equipe da Fundact, havia em Aquidauana a necessidade de buscar a diversificação das opções de lazer da comunidade, bem como, integrar as diversas entidades, comunidades, associações, produtores, dentre outros, por meio da inclusão social e valorização da cultura local. A Feira da Estação é o projeto capaz de promover a união dessas ideias, reunindo as diversas práticas culturais e tornando-se uma excelente opção de lazer e socialização.
“Com foco na valorização da produção da nossa comunidade, a feira ajuda muitos pequenos produtores a se tornarem microempreendedores individuais, fortalecendo sua presença de mercado e geração de renda, isso é extremamente positivo para a economia do nosso município. Vamos firmes e confiantes na conquista desse prêmio”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 04 de abril, na sede da Assomasul em Campo Grande e nessa estadual do prêmio sairão oito vencedores, um por categoria, sendo elas: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo nas escolas; Desburocratização e Implementação da Redesimples; e Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual.