Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Com apoio da prefeitura, Aldeia Limão Verde se destaca na agricultura familiar

02/07/2019 13:10

São milhares de sementes ao solo, nascendo, crescendo e produzindo alimentos que os aquidauanenses e anastacianos têm comprado com qualidade e preços atrativos, diretamente da agricultura familiar das Aldeias Indígenas de Aquidauana.
Uma das aldeias que tem ganhado destaque e conquistado mercado com hortifrútis de qualidade é o Limão Verde, em Aquidauana. Na manhã de hoje, 02, o prefeito Odilon Ribeiro recebeu fotos em relatório de acompanhamento da produção da agricultura familiar da Aldeia Limão Verde. Diversas culturas como: feijão de corda, abóbora, maxixe, quiabo, limão, laranja, mandioca, milho, banana, entre outros alimentos estão sendo produzidos pelas 300 famílias na Aldeia Limão Verde.
Como explicou o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Limão Verde (AMALV), Antônio dos Santos Silva, acompanhado das lideranças Sr. Maurício, Sr. Odir e Sr.Ponciano, as famílias se beneficiam do suporte dado pela prefeitura na gestão do prefeito Odilon Ribeiro e conseguem trabalhar o solo, preparar para o plantio, colher e comercializar na cidade. 
Na prática, a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção, disponibiliza suporte técnico e combustível para o maquinário da patrulha mecanizada que a comunidade recebeu via emenda da deputada federal licenciada, ministra da agricultura, Tereza Cristina. A comunidade também conta com apoio do deputado federal Vander Loubet e do ex-deputado federal Zeca do PT com destinação de maquinários e implementos para a agricultura familiar.
“Eles querem trabalhar, precisavam de apoio e maquinário. Fomos atrás de parceiros (Vander, Tereza Cristina, Zeca do PT) e hoje, após vários meses de muito trabalho na lavoura, vemos fotos, relatos de uma produção de sucesso na agricultura familiar do Limão Verde. As aldeias tem enorme potencial para agricultura familiar e a prefeitura está à disposição para ajudar nesse crescimento e desenvolvimento”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.
"Nos três pontos de vendas que temos (Estação Ferroviária, na feira próximo à rodoviária e em Anastácio, na Avenida da Integração) as pessoas encontram produtos de qualidade, com preço justo e que a gente traz fresquinho para mesa do consumidor. O que vendemos é livre, é lucro das famílias produtoras, a prefeitura não nos cobra nada em troca. Então, só temos a agradecer, pois sem esse apoio do prefeito Odilon e da prefeitura toda, muitas famílias não tinham nem do que viver, não tinham renda, nem como plantar", detalhou Antônio.
O presidente da AMALV, destaca também que o prefeito Odilon Ribeiro ao assumir a gestão, fez o compromisso de ajudar a fortalecer a agricultura familiar nas aldeias. "O gabinete do prefeito está de portas abertas para os indígenas. Ele nos recebe sempre que precisamos. Ele entendeu nossa situação, a dificuldade que tínhamos para produzir e preparar a terra e colocou a prefeitura como apoio à nossa aldeia. Nós estamos fazendo a nossa parte que é trabalhar e produzir, hoje ninguém pode reclamar que não tem como plantar e vender", afirmou o presidente Antônio.

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h