Prefeitura de Aquidauana inicia lajotamento no bairro Jardim II

09/07/2019 12:18

Na manhã de hoje, 09, equipes da Prefeitura de Aquidauana iniciaram a execução do nivelamento e estruturação do solo para receber a pavimentação com lajotas sextavadas de concreto. Com homens e máquinas, a prefeitura trabalha na Rua Juliano Picolli, onde já é possível ver a demarcação, o serviço de terraplanagem e o início da instalação das lajotas.

Segundo explicou o prefeito Odilon Ribeiro, acompanhando o início dos serviços, há projetos para pavimentação com lajotas para beneficiar outras vias públicas nas vilas e bairros.

"Não temos recurso para colocar asfalto em todas as ruas. Colocamos a fábrica de lajotas para funcionar e conforme formos conseguindo blocos suficientes, vamos pavimentar as ruas. A lajota de concreto tem alta durabilidade, é mais resistente que o asfalto, é de fácil colocação e manuseio e manutenção, além de ter um processo de industrialização de menor impacto ambiental que o asfalto", detalhou o prefeito.

Um dos desafios de gestão que o prefeito Odilon Ribeiro enfrentava era instalar uma fábrica de lajotas na cidade, para ajudar a suprir a demanda de pavimentação existente no município.

No ano passado, o prefeito Odilon Ribeiro firmou convênio com a AGEPEN e o Estabelecimento Penal de Aquidauana. Essa parceria garantiu que a prefeitura instalasse uma fábrica de lajotas, com maquinários e materiais, dentro do presídio e os detentos trabalhassem na produção, em troca da remissão de pena.

Conforme explicou o coordenador da fábrica de lajotas, Mário Raváglia, num período de quatro meses, com fluxo de produção contínuo, os detentos que trabalham na fábrica conseguem produzir cerca de 20 mil lajotas.