Pacientes de Aquidauana são beneficiados com cadeiras de rodas e equipamentos gratuitos

29/08/2019 11:38

Na manhã de hoje, 29, mais pacientes de Aquidauana foram contemplados com cadeiras de rodas, de banho, andadores e bengalas, entregues gratuitamente pela Prefeitura de Aquidauana em convênio firmado pelo prefeito Odilon Ribeiro com o Governo Federal e CER/APAE.
Somente hoje, foram entregues 12 cadeiras de rodas, 32 cadeiras de banho, 04 andadores e 02 bengalas. Esses equipamentos somados aos já entregues no primeiro semestre desse ano totalizam 102 materiais de reabilitação. Em 2017 e 2018, a prefeitura graças a esse convênio, conseguiu atender 221 usuários do SUS com equipamentos, dentre cadeiras de roda, de banho, assentos, bengalas, andadores, órteses e cadeiras motorizadas.
Participaram da entrega dos equipamentos aos pacientes, nessa manhã, a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Ana Lúcia Guimarães (Tuka), o vereador Sebastiãozinho do Taboco, secretária municipal de Produção, Naiara Nogueira e as equipes dos diversos setores da saúde municipal.
O vereador Sebastiãozinho agradeceu à Administração Municipal e às equipes da Saúde pelo efetivo trabalho e acompanhamento juntos aos pacientes, desde a fase das consultas até a entrega dos equipamentos. “Muitos não tem condições para comprar seus equipamentos de reabilitação, uma cadeira de rodas boa ou um andador de qualidade. Mas, graças a gestão municipal e essas equipes aqui, isso é possível, de graça, para todos os usuários do SUS na nossa cidade”, destacou o vereador.
A secretária Tuka agradeceu ao empenho das equipes, pontuando que em Aquidauana não é feito um trabalho isolado na saúde, mas, para que os pacientes recebam esse benefício dos equipamentos, tudo inicia nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Depois das ESFs, entra o trabalho com o NASF e SAD, que realizam a habilitação e diagnóstico dos usuários, encaminhando os processos para o CER/APAE por meio da Central Municipal de Regulação de Vagas de Aquidauana, no CEM.
“A equipe de saúde do nosso município tem buscado prestar serviços de excelência para seus usuários, promovendo acolhimento, orientações e apoio à família e, para isso, temos tido total apoio do prefeito Odilon Ribeiro, sempre presente e atuante, buscando investimentos para melhorar a nossa rede de saúde”, afirmou a secretária Tuka.
Conforme explica a coordenadora da Central Municipal de Regulação de Vagas, Ana Flávia Modesto, a dispensação desses equipamentos em Aquidauana só é possível graças ao convênio que a Administração Municipal firmou com o Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE, por meio do programa Viver sem Limites, do Ministério da Saúde.