Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Saúde do Trabalhador realiza ações de prevenção à LER/DORT

03/03/2020 09:03

O Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT – da Prefeitura de Aquidauana está realizando ações nos meses de fevereiro e março nas Estratégias de Saúde da Família, urbanas e rurais, com atividades educativas, orientação ergonômica e ginástica laboral, com a fisioterapeuta Maria Aparecida, para que os trabalhadores (as) não adoeçam em função do trabalho.

O dia 28 de fevereiro é dedicado Dia Mundial de Combate à LER/DORT. A data foi escolhida pela OIT – Organização Internacional do Trabalho – para conscientizar a população sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), que incluem as lesões por esforços repetitivos (LER).

A sigla LER/DORT identifica um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e nervos (dedos, mãos, antebraços, braços e pescoço). Essas mesmas lesões são a causa de muitos afastamentos e readaptações para trabalhadores e trabalhadoras de diversos ramos de atividade, e que devem ser tratadas com métodos preventivos para que esse quadro mude.

Com foco ainda na prevenção de acidentes e doenças do trabalho, o Serviço está promovendo palestras sobre estresse no trabalho com a psicóloga Angelita Garcia e biossegurança com a médica do trabalho Ranaia Gouveia, com orientações para o dia-a-dia que podem diminuir o número de agravos quando aplicadas.

É importante ressaltar que as fichas de notificação compulsória devem ser preenchidas pelos profissionais de saúde sempre que houver entrada de paciente nas unidades de saúde e nos hospitais, resultado de acidente relacionado ao trabalho. Dessa forma, a secretaria municipal de saúde poderá quantificar e identificar os tipos de agravos que acometem a população e poderão desenvolver atividades de prevenção para esses grupos.

SERVIÇO – Para conhecer ou procurar o atendimento com a equipe do Serviço de Saúde do Trabalhador de Aquidauana, os interessados devem se dirigir ao CEM de Aquidauana, no Setor de Saúde do Trabalhador. O telefone de contato é: 67 – 3241-7111 e o e-mail é: stgesau@gmail.com. O atendimento da equipe é de segunda a sexta-feira nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h. O trabalhador que precisar de atendimento pode ir diretamente, sem precisar agendar. 


Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h