SAÚDE| Prefeitura e Exército discutem implantação da barreira sanitária contra o coronavírus

03/04/2020 13:08

Nesta manhã, 03, o prefeito Odilon Ribeiro se reuniu com o Ten. Cel. Luiz Alexandre Vieira da Costa, comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, para discutirem a implantação de barreiras sanitárias nas entradas do município de Aquidauana, com o apoio das equipes da prefeitura e do exército.

A barreira sanitária é estratégia para desinfecção veicular, também serve para o monitoramento e orientação das pessoas que porventura apresentarem sintomas gripais.

O prefeito Odilon Ribeiro informou que a Secretaria Municipal de Saúde já está adquirindo os termômetros digitais infravermelhos, que poderão ser utilizados nas barreiras sanitárias.

"Estamos, juntos, avaliando dia após dia, a situação de saúde da nossa cidade. As medidas de prevenção que temos adotado estão levando em consideração a necessidade de tentar conter a proliferação desse vírus e a infecção nas pessoas. Todo cuidado agora é pouco e precisamos da colaboração da comunidade", explicou o prefeito Odilon.

O desafio é encontrar EPI para proteger quem for trabalhar nas barreiras sanitárias. Assim como a prefeitura, o 9º BECmb também está com dificuldades de encontrar equipamentos de proteção individual (EPI) para os militares que vierem a atuar nas barreiras sanitárias.

"Nesta luta contra o coronavírus estamos todos no mesmo barco e precisamos agir com prudência e cuidado, estudando diariamente a situação. Se Aquidauana ainda não tem nenhum caso confirmado de Covid-19 foi porque as autoridades municipais e as equipes de saúde agiram rápido. O exército está junto e vamos lutar contra esse vírus", afirmou o comandante Alexandre Costa.