Aquidauana registra aumento de 191% com mais de 3 mil pessoas visitando a cidade no feriado

22/04/2020 14:10

A orientação de prevenção ao Coronavírus, da Organização Mundial da Saúde (OMS), para as pessoas “ficarem em casa”, “evitarem sair”, “manterem o distanciamento social” estão sendo deixadas lado, conforme apontam os números registrados pela Prefeitura de Aquidauana nas barreiras de controle sanitário de 18 a 21 de abril.
Conforme os registros da Secretaria Municipal de Saúde, coletados via formulários nas barreiras de controle sanitário, de 18 a 21 de abril, estiveram em Aquidauana 3.051 pessoas de fora do município, um aumento de 191,68% em relação a barreira da Semana Santa, quando foram registrados 1.046 visitantes.
Os visitantes são de 38 cidades de MS, 02 do Japão e outras centenas dos estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.
Os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana apontam que a maioria dos visitantes são provenientes da Capital, totalizando 1.715 campo-grandenses, 128 de Dois Irmãos do Buriti, 119 de Miranda, 69 de Nioaque, 97 de Sidrolândia, 48 de Dourados e mais de 50 vindos de São Paulo, todos registrados nas barreiras.
O controle sanitário de veículos e pessoas de fora do município que chegavam na cidade, foi realizado na entrada do Distrito de Piraputanga e nas Pontes Velha e Nova, em que trabalharam cerca 150 profissionais da saúde municipal, policiais militares do 7º BPM, bombeiros e militares do 9º BECmb.
Conforme explicou o prefeito Odilon Ribeiro, o controle sanitário é uma estratégia da Prefeitura de Aquidauana para prevenir e combater o Covid-19, buscando identificar e monitorar as pessoas que chegam em Aquidauana, para prevenir riscos de contaminação e disseminação de doenças, em destaque, o Covid-19.
Todos os veículos parados nas três barreiras passaram por controle de identificação das pessoas dentro do veículo, desinfecção veicular, aferição de temperatura e orientação aos visitantes sobre o coronavírus. Com o cadastro, outra equipe na sede da Secretaria Municipal de Saúde ligava para cada visitante, monitorando sobre sintomas gripais ou de Covid-19.
A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco acompanhou as equipes nas três barreiras e aproveitou para agradecer a dedicação na prestação dos atendimentos nesses quatro dias de serviço e afirmou que na avaliação da Administração Municipal e da equipe de saúde o trabalho foi excelente e os números importantes para nortear as próximas ações de combate ao Covid-19.
"Formamos um grande time, numa força-tarefa para prevenir o coronavírus em Aquidauana, trabalhando de forma bastante instrutiva. Sem o apoio da PM, Bombeiros e Exército não conseguiríamos fazer as três barreiras. Somos gratos pela parceria e trabalho de cada profissional das forças de segurança e de cada servidor da SESAU. Agradecemos às doações dos copos de água da Sanesul (gerente Danilo) e aos lanches para as equipes doados pelos empresários Mauro Palácio e Rhobson Lima", completou a secretária.
Com o fim das barreiras de controle sanitário, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Aquidauana continua ligando e monitorando as pessoas de fora que ainda permanecem no município e que apresentam sintomas gripais, no total de 15 visitantes.