Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

CORONAVÍRUS| COMITÊ DISCUTE AÇÕES PARA INTENSIFICAR PREVENÇÃO AO COVID

24/04/2020 17:28

Durante a manhã de hoje, 24, no pátio do CMEI Ver. Ademir Brites, aconteceu mais uma reunião do Comité Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Aquidauana.
Na reunião, estiveram presentes o prefeito Odilon Ribeiro, vice-prefeita Selma Suleiman, vereadores Mauro Luiz Batista (presidente) e Cláudio Alviço, Rhobson Lima e Claudiani Loesia (representantes da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana), comandantes Ten. Cel. Alexandre Costa (9°BECmb) e Ten. Cel. Marcelo Amaral (7° BPM), Ten. Laudo Crisanto (1° SGB), Pe. Paulo Souza, Caio Leônidas, presidente do Conselho Municipal de Saúde e as secretarias municipais Cláudia Franco (Saúde) e Ivone Nemer (Educação), Wilson de Carvalho, do Portal de Aquidauana, além da equipe do gabinete e da SESAU.

Na reunião, os comandantes da PM, Exército e representante dos Bombeiros explicaram sobre as ações que as forças de segurança tem adotado em prevenção ao Covid-19 e ressaltaram a importância das ações de enfrentamento ao Covid-19 que a Prefeitura de Aquidauana tem adotado e incentivado na cidade, com destaque para as barreiras de controle sanitário e orientações  no centro comercial.

"As atividades de enfrentamento ao coronavírus têm sido exitosas, bem conduzidas e esse resultado positivo que tivemos nas ações de controle sanitário, já temos a autorização superior para o 9°BECmb apoiar a prefeitura na próxima barreira sanitária necessária", disse o comandante Ten. Cel. Alexandre Costa.

"Nos grupos e ações que a Polícia Militar tem participado, temos visto o saldo positivo na prevenção. Aquidauana por não ter nenhum caso ainda confirmado, tem se tornado refúgio e isso demanda de nós uma atenção, nosso policiamento está nas ruas todos dias e vamos continuar trabalhando juntos nesse combate ao vírus, com bom senso e prevenção", relatou o comandante do 7° BPM, Ten. Cel. Amaral. 

O prefeito Odilon Ribeiro agradeceu às forças de segurança pública pela parceria na implementação do  controle sanitário e no apoio às medidas de prevenção, também destacou a importância de estarem todos atentos e prontos diante de casos confirmados na cidade.
"Estamos no caminho da prevenção. Mas, estou preocupado com o que podemos enfrentar pela frente com esse vírus. Recebemos cerca de R$ 1,2 milhão do Governo Federal e está chegando recursos de emendas parlamentares estaduais, esses recursos serão bem aplicados e com cautela nas ações do Covid e  a atuação do Conselho Municipal de Saúde", pontuou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco explicou que a SESAU está fazendo pesquisas de preços e averiguando a procedência dos materiais, inclusive, EPIs para    aquisição, para evitar preços exorbitantes e produtos de procedência e qualidade duvidosa. 
Dentre os assuntos discutidos na reunião também estão: a fiscalização dos estabelecimentos comerciais quanto ao comprimento do decreto de prevenção ao Covid-19 e a possibilidade de uma análise jurídica sobre a viabilidade de diminuir a entrada de visitantes de outras cidades em Aquidauana, para evitar a circulação do vírus. 

Na próxima semana, deverá acontecer uma reunião  com a Câmara Municipal de Aquidauana, a ACEA, a Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria Jurídica do Município para discutirem novas medidas essenciais de prevenção ao Covid-19, focando no segmento comercial e no trânsito de pessoas visitantes na cidade.
"Aqui está sendo um refúgio para pessoas de fora, porque a nossa cidade ainda não tem o vírus, mas recebendo esse grande número de pessoas, fica difícil evitar o contágio", completou o empresário Rhobson Lima, do Site O Pantaneiro. 

O presidente da Câmara Municipal, Mauro do Atlântico também destacou as ações de prevenção ao coronavírus e a necessidade de intensificar o combate à dengue, alertando a população, haja vista que tem aumentado gradativamente no município os casos da doença. 

A vice-prefeita Selma Suleiman alertou para que todas as entidades envolvidas intensifiquem também a comunicação sobre as ações de prevenção ao Covid-19, visando alcançar e reforçar diariamente junto a população os cuidados para evitar a circulação do coronavírus. 
Sobre as celebrações católicas, o Pe. Paulo Souza afirmou que em Aquidauana valerá a prudência e prevenção, continuando as celebrações católicas via internet e rádio, para evitar aglomeração de pessoas e contágio do vírus.

Fonte: Agecom


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h