Hoje tem drive-thru de vacinação contra a Gripe H1N1 em Aquidauana

27/04/2020 09:34

Hoje, 27, tem drive-thru de vacinação contra a Gripe H1N1 em Aquidauana. O local será na Rua XV de Agosto, em frente à Escola Falcão, das 9h às 15 horas. Poderão receber a dose da vacina todos os idosos ainda não vacinados, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte. É preciso que motoristas apresentem a CNH para comprovar a profissão e doentes crônicos devem levar comprovante de doença crônica.

Desde o dia 16 de abril, todos os públicos da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe já podem procurar os postos de saúde para se vacinar. Porém, em Aquidauana, assim como outros municípios de MS, as doses estão chegando fracionadas [de pouco em pouco], por isso, ainda não há vacinação em grande escala, dependendo exclusivamente do envio das doses pelo Ministério da Saúde.

A segunda fase da campanha segue até o dia 8 de maio em todo o Brasil. Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha contra influenza, de abril para março, para proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido a circulação do coronavírus no país, cada estado e município tem buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas, em especial nos serviços de saúde. Esta vacina não protege contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, o que auxilia na exclusão de diagnósticos  E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.