Saúde do Trabalhador destaca ação em memória às vítimas de acidente de trabalho

27/04/2020 12:10

O Serviço de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Aquidauana está neste mês de abril com uma campanha institucional em homenagem aos trabalhadores vítimas de acidente de trabalho, conhecida como "Abril Verde". Por conta disso, alguns prédios públicos, a Igreja Matriz e a estátua da índia na Praça dos Estudantes.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador  atende todos os trabalhadores e oferta atendimentos multiprofissionais. O funcionamento é de segunda à sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Rua Giovanni Toscano de Brito, 337, prédio da antiga UPA.

O serviço agradece o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, Gestão Municipal, Secretaria de Obras, ao Padre Paulo Souza da Paróquia Imaculada Conceição, por permitir a ação de iluminação dos prédios públicos e o cartão postal da cidade, em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que anualmente são vítimas dos agravos relacionados ao trabalho.

A DATA
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho é celebrado todo 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

Essa data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121. O Brasil é um dos recordistas em acidente de trabalho no mundo. E isso não é um dado a ser comemorado, ao contrário. Muito menos a data é comemorativa. A data foi criada com o propósito de alerta e não de comemoração. Anualmente milhões de vidas são perdidas em decorrência de Acidentes de Trabalho que poderiam ser evitados caso houvesse efetiva fiscalização dos órgãos competentes e interesse de toda sociedade civil.

Em 2019, o serviço registrou através do SINAN, 178 notificações de acidentes de trabalho, sendo 132 relacionados a corte no setor frigorífico e na atividade rural, 08 acidentes com material perfuro cortante, 18 acidentes de lesões por esforços repetitivos (LER), 09 transtornos mentais, 04 óbitos relacionados ao trabalho, dentre outros agravos.

Esses dados demonstram a necessidade de fortalecer e promover ações em conjunto com a sociedade civil, de prevenção de acidentes de trabalho, ressaltando ainda a proteção aos trabalhadores frente ao coronavírus, trazendo informação e monitoramento das medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde.