Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura paga médicos do hospital

30/04/2020 22:11

SAÚDE| Prefeitura paga médicos do hospital, mantém quites os encargos trabalhistas dos funcionários e busca resolver folhas médicas atrasadas

Hoje, 30, a Prefeitura de Aquidauana além de quitar o pagamento de todos os servidores municipais, destinou recurso para junto com a direção do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz quitar uma folha de pagamento de médicos no valor de mais de R$ 506 mil reais. Ontem, 29, a Câmara Municipal de Aquidauana devolveu à prefeitura R$ 150 mil reais do duodécimo legislativo, recurso que foi utilizado para ajudar a quitar essa folha de pagamento dos médicos. 

Segundo confirmou a direção do hospital e o presidente do Sinmedms, Dr. Marcelo Silveira, a atual Administração Municipal ao assumir a gestão em janeiro de 2017, recebeu o hospital regional com três folhas de pagamento dos médicos em atraso e sem pagamentos dos encargos trabalhistas de todos os funcionários, uma situação que muito agravou a condição financeira do município e do hospital para mantê-lo funcionando. 
"Na gestão anterior não eram pagos os encargos trabalhistas dos funcionários, hoje, com o planejamento financeiro do hospital e do município, temos todos os encargos pagos em dia, uma tranquilidade para os funcionários e pra nós", completou Joacir Gomes, diretor do hospital. 
Para solucionar o pagamento das outras quatro folhas médicas em atraso (inclusive de 2016), a direção do hospital junto com a Administração Municipal de Aquidauana buscarão efetivar um empréstimo para quitar as folhas em atraso. Essa decisão foi discutida em reunião hoje, 30, na prefeitura entre o prefeito Odilon Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmedms), Dr. Marcelo Santana Silveira, o diretor do hospital, Joacir Gomes e os secretários municipais Antônio Carlos da Costa Marques (Finanças), Ernandes Peixoto de Miranda (Administração ), Cláudia Franco Fernandes (Saúde) e o Procurador Jurídico municipal, Dr. Heber Seba. 

"O Sinmedms se reuniu com o prefeito Odilon e a direção do hospital, para buscarmos uma solução para resolver essa situação do pagamentos dos médicos. O Hospital Regional não é importante só para Aquidauana, mas ele é importante para toda a microrregião, para as cidades ao entorno que ele presta um serviço de extrema necessidade pública", disse o presidente.

Na reunião, o prefeito Odilon Ribeiro e a diretoria do hospital detalharam a condição financeira da unidade hospitalar e como o município tem lutado para conseguir manter o hospital de "portas abertas" atendendo aquidauanenses, anastacianos e pacientes de toda a região. 

"É uma luta diária dos médicos e funcionários para bem atender aos pacientes e da prefeitura para conseguir manter o hospital de portas abertas para população daqui e dos outros municípios. Estamos preocupados e somos conscientes desse problema e estamos trabalhando para buscar resolver, buscar recursos e não deixar os médicos e funcionários sem salários e os pacientes sem atendimento", afirmou o prefeito Odilon.

"Nossa reunião com o prefeito Odilon foi muito positiva e ele está comprometido em buscar resolver as questões de pagamento e nos passou a situação em que vive o hospital, com vários problemas crônicos que todos nós temos a obrigação de ajudar na resolução, principalmente, o subfinanciamento realizado pelo SUS que impacta negativamente no hospital e a alta produção do hospital que não é agraciada com o aporte financeiro suficiente, pois o hospital produz mais do que recebe de aporte financeiro, além da tabela SUS estar defasada", explicou o Dr. Marcelo Silveira. 

Com o pagamento da folha e após serem informados que o município e a direção do hospital estarão buscando resolver e organizar os pagamentos em atraso, os médicos decidiram não paralisarem os atendimentos.

Fonte: Agecom


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h