Comitê do Covid discute organizar triagem externa de pacientes no CEM e no Hospital Regional

23/03/2020 18:37

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana comunica oficialmente que hoje, 23, o município de Aquidauana está com 01 caso notificado suspeito de Covid-19 (coronavírus). O paciente trata-se de um homem, de 30 anos, está isolamento domiciliar, está sendo monitorado pela equipe de saúde da ESF e da vigilância epidemiológica municipal.
Diante da previsão da transmissão do vírus pelos municípios de Mato Grosso do Sul e, por conta, de Aquidauana receber centenas de pacientes de outras cidades, por ser sede de microrregião para atendimento hospitalar, se faz necessária a adoção de medidas de enfrentamento ao coronavírus com maior rapidez.
Assim, hoje, 23, em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, no pátio do CMEI Ver. Ademir Brites, os membros do comitê e da Administração Municipal discutiram a viabilidade do município de Aquidauana montar dois centros de triagem de pacientes com sintomas respiratórios, gripais e de coronavírus.
Os centros de triagem possibilitariam evitar a entrada dos pacientes e circulação dentro dos hospitais de imediato, pois são áreas mais vulneráveis a contaminação. O CEM e o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz foram os dois locais sugeridos e que passarão por uma análise para se organizar a área de triagem externa. Novas decisões serão anunciadas em breve sobre a triagem dos pacientes e enfrentamento ao coronavírus.