EDUCAÇÃO| Rede Municipal está organizando atividades pedagógicas não presenciais para alunos

11/05/2020 11:50

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Educação está trabalhando nas orientações aos diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, para implantação das atividades pedagógicas não presenciais (APNP) aos estudantes no retorno do recesso escolar, a partir do dia 20 de maio.

Aos alunos da REME, serão ofertadas atividades pedagógicas não presenciais, durante o período de suspensão das aulas presenciais, previamente elaboradas pelos docentes, fora do ambiente escolar e que serão disponibilizadas aos estudantes matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil, Centros Municipais em Alfabetização, Escolas Municipais situadas na área urbana, distritos, aldeias indígenas e escolas pantaneiras, respeitando as especificidades locais.

Compete à Direção Escolar estabelecer, em conjunto com a equipe técnico-pedagógica, o modo de comunicação com o estudante, se maior de idade, ou pai/mãe ou responsável, se menor de idade, a fim de garantir o envio e recebimento das atividades pedagógicas não presenciais, a serem realizadas pelos educandos no período de suspensão das aulas presenciais.
Aos estudantes, será de responsabilidade (se maior de idade, ou sob a supervisão de pai/mãe ou responsável, se menor de idade), realizarem as APNP dos conteúdos propostos pelos professores e devolvê-las nos prazos estabelecidos pela equipe técnico-pedagógica.

Os professores da REME deverão  planejar e elaborar a Atividade Pedagógica Não Presencial em consonância com os documentos curriculares emanados da SEMED, que deverá ser apreciada pela coordenação pedagógica.

Os professores também serão responsáveis em receber, avaliar e arquivar a Atividade Pedagógica Não Presencial para fins de comprovação do cumprimento do currículo, da avaliação do rendimento escolar, da carga horária anual e dos dias letivos aos quais o estudante tem direito e, também, para posterior repasse ao coordenador pedagógico.

“Estamos nos preparando as equipes técnicas-pedagógicas das escolas e CMEIs para que no fim do recesso escolar já possamos iniciar a aplicação das atividades não presenciais. Temos uma realidade educacional bem distinta da rede estadual, pois a rede municipal aqui se estende da área urbana até aldeias, distritos e escolas pantaneiras. Vamos trabalhar incansavelmente para alcançar o máximo possível dos nossos alunos e pais, aplicando as atividades, ajudando no aprendizado mesmo que não presencial e podermos minimizar os efeitos dessa pandemia aos estudantes da rede municipal”, explicou a secretária municipal de Educação, Profª. Ivone Nemer.

A resolução da SEMED completa com orientações sobre como funcionarão as atividades não presenciais é a de nº 04, publicada no Diário Oficial do Município, na edição nº 1425, de 05/05/2020, páginas 5 a 7, disponível no link: http://abre.ai/a6ep .