Aquidauana e Anastácio terão uso obrigatório de máscara

12/05/2020 14:29

Aconteceu durante a manhã de hoje, 12, uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Aquidauana, para discussão sobre a adoção e reforço às medidas de prevenção e combate ao Covid-19, inclusive com ações conjuntas entre Anastácio e Aquidauana, para enfrentar esse período de pandemia.

A partir de sábado, dia 16 de maio, será obrigatório o uso de máscaras para toda a população ao sair de casa. Essa decisão será oficializa em decreto pelos dois municípios. O prazo até sábado é para que as pessoas possam de preparar na confecção e aquisição de suas máscaras.

Em Aquidauana, também serão reforçados em decreto municipal o toque de recolher e os horários de funcionamento para os estabelecimentos comerciais diurnos e noturnos, em consonância com aos sindicatos e ACEA.

Em decreto também será regulamentado o horário para funcionamento de bares e conveniências em Aquidauana, os quais tem sido alvos constantes de denúncias e reclamação à Vigilância Sanitária e à Polícia Militar por conta da alta aglomeração de pessoas e desrespeito ao toque de recolher e às medidas de prevenção e higienização.

As Secretarias Municipais de Saúde de Aquidauana e de Anastácio devem ainda esta semana se reunirem com as equipes técnicas para organizarem as barreiras de controle sanitário permanentes nas entradas dos trevos de Anastácio, que, consequentemente, dá acesso à Aquidauana.

"Ainda estamos na fase da prevenção, sem casos confirmados. Mas estamos muito preocupados, por que o vírus está cada vez mais perto daqui e nós prefeitos, gestores, não podemos ser acusados de omissão, por isso, nos unimos para agir administrativamente, para conscientizar a nossa população e alertar à todos. Vamos fazer o possível e o impossível para as nossas cidades não sofrerem um surto, mas depende da população também ajudar, se prevenir, fazer a sua parte", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

O prefeito Nildo Alves também reforça a ideia de conscientizar a população: " é preciso bom senso e colaboração de todos, para não precisarmos mais para frente decretarmos o lockdown como foi feito em Guia Lopes". "A população também precisa dividir essa responsabilidade de prevenção conosco. É hora de todos se cuidarem, se prevenirem", finalizou o prefeito Nildo.

A reunião conduzida pelo prefeito Odilon Ribeiro e a secretária municipal de Saúde de Aquidauana, Cláudia Franco Fernandes, contou com a participação do prefeito e a secretária de saúde de Anastácio, respectivamente, Nildo Alves de Albres e Aline Cauneto, do promotor Dr. José Maurício de Albuquerque, da 2ª Promotoria de Justiça de Aquidauana, Drª Janaína Araújo Sant’Ana, defensora pública da 1ª vara cível de Aquidauana, vice-prefeita Selma Suleiman, Maria Eliza Garcia, primeira-dama de Aquidauana, vereadores de Aquidauana, Mauro Luiz Batista (presidente do legislativo), Youssef Saliba e Nilson Pontim.

Também participaram os representantes do Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana, do Sindicato do Comércio Varejista, da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, vários comerciantes e lojistas, comandantes Cap. Vinicius Barbosa (1º SG Bombeiros), Cel. Alexandre Costa (9º BECmb) e Ten. Cel. Marcelo Amaral (7º B. Polícia Militar), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana, médicos e direção dos hospitais Funrural e Regional Dr. Estácio Muniz, além dos secretários municipais de Aquidauana, lideranças e o cacique Orlando Moreira, da Aldeia Lagoinha.