Pastores e Secretaria de Saúde debatem sugestões e medidas de prevenção nos cultos

14/05/2020 14:36

No CMEI Vereador Ademir Brites, na manhã de hoje, 14, aconteceu uma reunião com vários pastores aquidauanenses, a secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco, com a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária e o vereador Anderson Meireles, que em indicação na Câmara Municipal solicitou o encontro.

Diversas igrejas em Aquidauana estão preocupadas sobre como podem continuar realizando os cultos e celebrações presenciais de forma segura diante dos riscos de transmissão do coronavírus.

Muitas igrejas evangélicas em Aquidauana já diminuíram a quantidade e tempo dos cultos e adotaram as lives (transmissão ao vivo na internet), outras ampliaram espaços e fazem controle de pessoas, para evitar aglomerações. Já as igrejas católicas adotaram as missas e celebrações via lives e rádios.

A partir de sábado, 16, o uso de máscara será obrigatório em Aquidauana, inclusive, dentro das igrejas durante os cultos, pois há riscos de transmissão.

As igrejas também precisarão dispôr de álcool em gel para higienização e adotar lista de presença na entrada com nome e contato das pessoas presentes em cada culto, pois se alguém assintomático/contaminado tiver contato com outras pessoas nos cultos, será preciso localizar todos que tiveram contato.

Durante a reunião, todos os pastores e pastoras puderam tirar dúvidas, deram sugestões, opinaram e se manifestaram abertos ao diálogo e para compartilharem junto aos seus membros nas igrejas a importância de todos adotarem as medidas de prevenção ao coronavírus, para evitar um surto na cidade e, em último caso, um lockdown, que seria fechamento/bloqueio de tudo, inclusive das igrejas, com suspensão total dos cultos presenciais.

Todas as sugestões dos pastores foram anotadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana, serão analisadas diante dos protocolos de saúde e um novo decreto municipal será elaborado para nortear as igrejas sobre as medidas de prevenção que precisam adotar nos cultos.

A secretária Cláudia Franco disse que a Secretaria Municipal de Saúde, está aberta ao diálogo com todos os segmentos da sociedade e com equipes para ajudar nos treinamentos e orientações sobre as medidas de prevenção.

"O prefeito Odilon Ribeiro e a SESAU está aberta ao diálogo com todos os segmentos. Reunimos com comerciantes, funerárias e agora foi a vez de ouvirmos os pastores, pois estamos elaborando protocolos e novo decreto municipal que vai ajudar a fortalecer as medidas de prevenção, pois o vírus se aproxima da nossa cidade”, completou a secretária.

A coordenadora da vigilância epidemiológica municipal, Danieli Garcia expôs a necessidade do cuidado redobrado na prevenção ao Covid. “Todos precisam estar conscientes, dentro e fora das igrejas, nas ruas, nas casas, de que cada um é responsável em se prevenir, em se proteger, para evitarmos um surto de coronavírus, pois não há sistema de saúde que suporte um surto na nossa cidade”, alertou a coordenadora.

A secretária Cláudia, em nome da Administração Municipal, fez um apelo aos pastores para que ajudem na orientação da população.

"Vocês, pastores, são líderes e os membros das suas igrejas confiam em vocês. Pedimos que nos ajudem a conscientizar a população do risco que é esse vírus e que precisam se proteger. Todos precisam mudar seu comportamento, se proteger, pois, senão, não conseguiremos vencer esse vírus e ele vai se espalhar muito rápido na nossa cidade", finalizou a secretária.

No final da reunião, os pastores fizeram um momento de oração pela cidade, pelas famílias e clamaram a Deus por proteção, saúde e força para as autoridades, a comunidade e profissionais da saúde.