PLANTÃO SOCIAL| Chuvas causam estragos, alagamentos e prefeitura atende famílias nas emergências

13/05/2020 19:00

Em Aquidauana, ontem à noite (12) e durante a madrugada de hoje (13), choveu bastante, cerca de 140 milímetros em menos de 24 horas. Durante todo o dia de hoje, até o momento do fechamento desta matéria, o tempo se mantém de nublado a chuvoso.

Várias ruas de Aquidauana registraram pontos de alagamento, devido ao grande volume pluviométrico, construções abaixo do nível da rua, outros locais haviam bueiros que não deram conta de absorção de toda água pluvial e, ainda, em outros locais tubos e bueiros foram obstruídos por galhos, entulhos e lixos arrastados pela correnteza.

Ontem à noite e durante todo o dia de hoje, a Prefeitura de Aquidauana com as equipes do Plantão Social, da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Obras e Planejamento trabalham nos atendimentos às famílias que tiveram casas alagadas ou ficaram ilhados em algum ponto de alagamento. Funcionários e máquinas da Sanesul e militares do Corpo de Bombeiros também deram apoio aos atendimentos.

Da madrugada até o final da tarde de hoje (13), a Prefeitura de Aquidauana atendeu 17 famílias que solicitaram atendimento pelo Plantão Social, nos bairros São Francisco, Bairro Alto, Vila Quarenta e Cidade Nova.

No centro da cidade, 01 família precisou ser atendida pelo Corpo de Bombeiros, devido ao desmoronamento de uma parte da casa durante a chuva, assim, por questões de segurança e protocolo os bombeiros é que atuaram nesse atendimento, pois possuem treinamento e EPI para esse tipo de ocorrência.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Assistência Social, todas as famílias que acionaram o Plantão Social foram atendidas de imediato, estão sendo monitoradas pelas assistentes sociais e a prefeitura não precisou encaminhar nenhuma família para abrigo ou hotel.

O prefeito Odilon Ribeiro, junto com o secretário municipal de Planejamento, Ronaldo Ângelo e a secretária de Assistência Social, Rosemary Bossay, saíram na madrugada de ontem e durante o dia hoje para auxiliar nos atendimentos, conversaram com os moradores e acompanharam as máquinas da prefeitura e da Sanesul nos serviços emergenciais nas ruas com pontos de alagamento.

"Foi um noite e madrugada de muito trabalho, de estragos, chovia demais. Graças a Deus nenhum morador se machucou, nenhum servidor da prefeitura, todos se ajudando. Logo que as pessoas começaram a ligar no Plantão Social, acionamos nossas equipes para socorro imediato às famílias que estavam em risco. Já autorizamos as Secretarias de Planejamento e Obras para, logo que cessarem as chuvas, fazerem as melhorias necessárias nas galerias pluviais e intensificarem a limpeza dos bueiros. Estamos em alerta, de prontidão, pois a previsão é de mais chuva", relatou o prefeito Odilon.

Conforme informou o secretário de Planejamento de Aquidauana, aproveitando que não chovia cedo, as equipes da prefeitura fizeram o levantamento dos estragos que ocorreram nas ruas e residências atendidas pelo Plantão Social e, também, identificaram as galerias pluviais obstruídas e destruídas e, ainda, onde será necessário serem reconstruídas.

"De madrugada, enquanto o Plantão Social atendia às famílias, estávamos com máquinas desobstruindo valetas e bueiros, para ajudar emergencialmente a escoar a água. Muito lixo e entulho foi arrastado para os bueiros é isso dificultou a drenagem das águas. Hoje durante o dia já fizemos o levantamento dos estragos e recebemos autorização do prefeito para fazer melhorias necessárias nas galerias", completou Ronaldo Ângelo, secretário de Planejamento.

Fonte: Agecom