CORONAVÍRUS| Aquidauana e Anastácio intensificam combate ao coronavírus com barreira sanitária

19/05/2020 16:20

De hoje (19) até os próximos 30 dias, as equipes de Saúde das Prefeituras de Aquidauana e Anastácio trabalharão nas barreiras de controle sanitário nas entradas das duas cidades.

O prefeito Odilon Ribeiro acompanhado da secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Danieli Garcia estiveram acompanhando o início dos trabalhos nas barreiras em Anastácio e Aquidauana.

Nas barreiras de Anastácio, estavam o prefeito de Anastácio, Nildo Alves e vereadores anastacianos Lincoln Pellicioni (presidente) e Raphael Albuquerque, secretária municipal de Saúde, Aline Cauneto e a equipe da saúde de Anastácio.

Estão montadas as barreiras na entrada do Distrito de Piraputanga, em Aquidauana; em Anastácio, no trevo da Av. Manoel Murtinho (acesso a Campo Grande) e no trevo da Av. Juscelino Kubitschek (acesso a Miranda e Nioaque).

"Se faz muito necessário o controle sanitário nos nossos municípios-irmãos. Como ao entorno, nas cidades vizinhas aumentaram muito os casos confirmados, é de muita valia esse trabalho para que consigamos minimizar o trabalho que possamos ter pela frente se o vírus chegar nas nossas cidades. O momento é difícil, é de união e prevenção", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.

As barreiras funcionam com equipes da Saúde em três turnos, se revezando das 7h às 22 horas, trabalhando com apoio de militares do 9° Batalhão de Engenharia e Combate, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Aquidauana.

"Nós não estamos impedindo o ir e vir das pessoas, estamos atendendo e controlando a entrada dos veículos e pessoas de Aquidauana e Anastácio e, principalmente, daqueles que nos visitam", explicou o prefeito Nildo Alves.

Nas barreiras, todos os veículos de fora de Aquidauana e Anastácio são parados, as pessoas são cadastradas nos formulários da saúde, é exigido o uso de máscara para circularem nas duas cidades, é aferida a temperatura, os veículos passam por desinfecção com borrifação e, caso, algum passageiro esteja com sintomas de Covid-19 é orientado ao atendimento médico e para cumprir o protocolo de isolamento social.

Se Aquidauana e Anastácio confirmarem casos positivos de coronavírus, os prefeitos Odilon e Nildo podem decretar novas regras e a ampliação de horários nas barreiras sanitárias.

Fonte: Agecom