GESTÃO| Agraer de Aquidauana entrega Concessão de Uso e Projetos de Crédito para assentados

07/10/2021 14:09

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (7), no prédio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), de Aquidauana, a solenidade de entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCU) e do Contratos de Crédito Fomento Mulher do Projeto de Assentamento dos Indaiás I, II, III e IV. No total, foram beneficiados mais de 30 agricultores com a Concessão de Uso e do Crédito Fomento Mulher.

A AGRAER desenvolve junto com a Prefeitura de Aquidauana desde o ano de 2018, uma parceria que tem por objetivo a regularização das áreas dos assentamentos Indaiás I, II, III e IV.  A Agraer de Aquidauana fez os levantamentos das demandadas que foram encaminhadas para o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria) e a Prefeitura de Aquidauana entra com o aporte financeiro e logístico da ação, em prol dos produtores aquidauanenses.

A solenidade de entrega contou com a presença do diretor-executivo da Agraer Fernando Nascimento, do prefeito Odilon Ribeiro, da secretária municipal de Produção, Naiara Nogueira, Vera Lucia de Oliveira Golze - coordenadora regional da AGRAER, Isabel Pereira - gerente de desenvolvimento rural da AGRAER, Simone Rodrigues Pereira Corrêa - coordenadora técnica da AGRAER de Aquidauana.

Na oportunidade, nove assentados estiveram presentes recebendo os Contratos de Concessão de Uso. O número reduzido de produtores no evento foi por conta da pandemia de Covid-19, que neste momento exige encontros com poucas pessoas e protocolo de biossegurança.

O prefeito Odilon Ribeiro destacou a importância da regularização das áreas dos Assentamentos Indaiás. “Temos que ajudar os produtores a mantê-los no campo, ajudando a ficarem regularizados e produzindo alimentos saudáveis para gerar renda, vender seus produtos e movimentar a economia da cidade. Esse trabalho que a Secretaria de Produção vem fazendo e tem o apoio da AGRAER. A prefeitura tem o maior interesse em comprar a produção da agricultura familiar e, essas parcerias são essenciais, para fomentar a regularização e fazer chegar aos pequenos produtores esses benefícios", enfatizou o prefeito.

Vale lembrar que, a regularização fundiária para os assentados, também é importante para que eles possam ser beneficiados com as políticas públicas de nível Federal, Estadual e Municipal e, ainda, os financiamentos e créditos que são abertos para esse público.

Projeto Crédito Fomento da Mulher
O Crédito Fomento Mulher consiste no fornecimento de recursos financeiros sob a forma de concessão de crédito aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), visando assegurar os meios necessários para o desenvolvimento inicial das atividades rurais e a recuperação dos Projetos de Assentamento de Reforma Agrária no Mato Grosso do Sul.